sábado, 29 de março de 2008

ACADÊMICOS DA UNIRON PREPARAM TRABALHO SOBRE PESSOA NATURAL


Os acadêmicos Frederico Arlem, Glaucia Nogueira, Kletynn Martins, Valéria John, Antoniel Tanaka e Dalton Di Franco estiveram reunidos na tarde deste sábado, na UNIRON, preparando o trabalho sobre Pessoal Natural: a aquisição da personalidade e os direitos do nascituro que será apresentado na próxima terça-feira 1, durante a aula de Direito Civil I, ministrada pela professora Mestra Carolina Garcia. Os acadêmicos pertence à turma D-29, de Direito da UNIRON. Do grupo faz parte ainda o acadêmico Marcus Santiago. Como ninguém é de ferro, os acadêmicos da Turma do Bem, possaram para uma foto para nosso blog. São os futuros operadores do Direito que a UNIRON está preparando. Palmas para eles. Quem estuda, é o melhor.

domingo, 23 de março de 2008

Carreira, temos oportunidades iguais para todos?

A quem de nós nunca foi feita esta clássica pergunta quando éramos crianças:- O que você quer ser quando crescer?
Respondíamos de acordo com a nossa realidade, ou seja, aquela profissão que achávamos mais bonita, pois não tínhamos a noção do dia-a-dia do trabalho e a questão de salário. Alguns queriam ser bombeiros para salvar vidas, outros trabalhar na mesma empresa que seu pai, algumas meninas desejavam ser bailarinas, os que gostavam de animais desejavam ser veterinários, e assim por diante. Sem falar dos milhares de garotos que desejaram ser jogador de futebol, entre outras tantas profissões.
Quando crescemos, percebemos que muitos dos nossos sonhos não fazem parte da nossa realidade atual. Tudo isto dependerá das oportunidades que tivermos no decorrer de nossas vidas e o quanto dermos valor a elas. Aliás, valor é uma coisa que está em falta na nossa sociedade nos dia de hoje.
A situação sócio econômica financeira da população brasileira trás desigualdades visíveis, sendo assim as oportunidades também são diferentes. As famílias com melhores condições financeiras podem colocar seus filhos em ótimas escolas, pagar cursos de inglês, curso de computação, ter um computador em casa e outros benefícios, que se bem aproveitados por estes jovens lhes trarão um futuro brilhante, pois apesar de terem todas estas vantagens não são todos que as aproveitam. Sendo assim, quando vemos um(a) jovem de 25 a 30 anos como um grande gestor de uma empresa de expressão, não podemos tirar dele o seu mérito, pois o mesmo soube fazer bom proveito das oportunidades que a e ele foi concedida.
Mas, também existem a realidade daqueles que são menos favorecidos e que não tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas. As famílias não puderam pagar cursos complementares para que estas crianças pudessem se preparar melhor para o mercado de trabalho que hoje está cada vez mais exigente.
Vemos em revistas com foco profissional alguns destaques: como ter uma carreira de sucesso, as melhores oportunidades do mercado, sete passos para uma carreira promissora, entre outros. As barreiras para conseguir um bom emprego são grandes, onde sempre ouvimos as mesmas perguntas em uma entrevista:
A quanto tempo você trabalha na área?Possui Inglês?Quais foram as suas principais realizações?Tem curso de informática?Quais são os cursos de especialização que possui?Você mora próximo ao local que está pretendendo trabalhar?
E ai, o que acontece com estas pessoas que não tem estes pré-requisitos? A cabeça da um nó, e surgem as perguntas:
Como vou fazer estes cursos se meu dinheiro é contado?Já estou velho para estudar, do jeito que está, está bom!Só consegue quem tem QI (Quem Indicou)É muito difícil! Não vou conseguir!
Quem pensa assim está se acovardando da oportunidade de ter um futuro melhor!Para conseguirmos atingir as nossas METAS, precisamos estabelecer antes alguns passos. Sempre que inicio as aulas em uma nova turma, procuro motivá-los e mostrar que é possível chegar onde desejamos, desde que façamos isto de forma planejada, seguindo cada passo, no momento certo.
O que estarei passando aqui para vocês, se bem seguido, fará com que obtenham o sucesso profissional, pessoal que tanto desejam. Lembrem-se: nada na vida vem com facilidade, e quanto maior a conquista, maior os trabalhos a serem realizados. Vocês deverão iniciar sua caminha em busca de sua META, da seguinte forma:
1 –SONHO
Todos nós temos o direito de sonhar. Além do mais, o sonho é livre e nos transportará para um objetivo. Você poderá sonhar ter um carro do ano, ter uma bela casa própria, um bom emprego, cursar uma universidade, e outros sonhos mais. Como já diziam algumas pessoas; para sonhar não é preciso pagar nada! Quando acreditamos que um sonho é possível de ser realizado, transformamos o mesmo em OBJETIVO. Conforme Francis Bacon (1561 – 1626) “ O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”. Sendo assim comece a transformar alguns sonhos em objetivos.
2 -OBJETIVO
Ao traçarmos um objetivo em nossas vidas, ficamos mais próximos da META e nos distanciamos do SONHO, pois, nos mobilizamos focando aquilo que tanto queremos realizar. Nesta etapa, precisamos ter bem definido o que queremos fazer, para traçarmos o caminho que nos levará á realização de nossa META.
Seguem alguns pontos importantes:
- Planejar: o planejamento nos dará a visão geral da situação que deveremos percorrer para conseguirmos atingir as nossa META.- Pesquisar: A pesquisa nos mostrará as melhores oportunidades dentro do que desejamos e podemos realizar naquele momento.- Abdicar- Durante um período de nossas vidas deveremos abdicar-nos de algumas coisas para podermos conquistar a nossa META.-Empenhar: Em tudo que fizermos na vida, precisaremos de empenho, sem empenho não chegaremos a lugar nenhum. Analise suas companhias, para que você não desista do seu objetivo por conta de algumas conversas de colegas que queiram lhe desviar do foco, pois é muito mais fácil ficarmos como estamos, do que enfrentar algumas dificuldades para conseguirmos o que desejamos.Nos momentos difíceis procure um amigo de confiança para conversar, com certeza as palavras dele lhe ajudará.Por em prática: Depois de traçarmos todos os pontos, de forma objetiva, estaremos prontos para irmos em direção a nossa META. 3 - META
Dizemos que a META é nossa realização maior. Para conseguirmos concretizá-la, precisamos de alguns ingredientes que não podem faltar:
Determinação: quando temos determinação naquilo que queremos realizar, nos tornamos mais fortes e obstinados para conclusão desta META
Dedicação : Quanto mais nos dedicarmos maior será o proveito na realização de tudo que foi planejado, para conseguirmos cumprir no tempo estipulado.
Opinião: devemos ter opinião desde do início para que as dificuldades da vida não nos faça desistir, pois uma vez que você está na direção da conquista de sua META nada mais poderá fazer com que você desista.
Depois que concretizarmos a nossa META nos sentiremos importantes e capazes de realizarmos qualquer coisa em nossas vidas. Neste momento, já não veremos em nossas vidas tantos obstáculos como víamos anteriormente em tudo que íamos fazer. De tudo que vamos realizar em nossa vida, 20% é influência do meio físico em que vivemos, mas 80% está no poder que nossas mentes tem de se concentrar no que realmente desejamos realizar.Agora, pare um pouco e pense quantas coisas você já conseguiu realizar à partir do momento que começou a acreditar que seria capaz de fazer?É que os grandes feitos nos assustam. Achamos que não somos merecedores de tal feitos. Quando você não faz, outra pessoa virá e fará no seu lugar.Conforme nosso amigo (Lair Ribeiro) “ A vida é um ECO, se você não está gostando do que esta recebendo, observe o que está emitindo”. A conclusão de uma META nos dá o poder de sentirmos que podemos chegar onde realmente acreditamos que somos capazes.E você qual a sua META? Comece a implementá-la à partir de hoje, pois mesmo que as oportunidades não sejam iguais para todos não faça disto uma desculpa, pois quando acreditamos que somos capazes de realizar o que queremos,cedo ou tarde, através do sonho transformando em objetivo veremos que os obstáculos não serão motivos para concluirmos a nossa META.

Amarildo Nogueira - Professor Universitário e palestrante Graduado em Bacharelado em Sistema de Informação e-mail : amarildo.sn@uol.com.br

Fonte: http://www.vencer.com.br/novo/artigoCompleto.php?id=143

A grande arte desprezada

As pessoas ao longo da história idealizam o vendedor como sendo uma pessoa que não tem opção de trabalho e por isso precisa bater de porta em porta no horário mais inconveniente possível para oferecer as bugingangas mais supérfluas do mundo. Um trabalho desses é sempre mal visto por todos, afinal quem não tem um amigo ou parente que se estrepou tentando ser vendedor? Começando sua vida profissional pelo emprego do jornal que dizia: “Possibilidade de ganhos ilimitados, não é necessário experiência nem referência”. Quase todos os marinheiros de primeira viagem embarcam nesse “cruzeiro rumo ao eldorado” acreditando que o primeiro emprego não é um bicho tão feio assim, só vão descobrir que o bicho é feio mesmo quando percebem que vender é mais complicado do que se pensa, porém extremamente útil.
A venda por sua vez é bastante interessante, dias atrás li em uma revista especializada (me perdoem por não me lembrar a fonte) um assunto que me chamou a atenção, segundo a matéria, uma pesquisa foi realizada na Europa e descobriram que a grande parte da riqueza mundial eram advinda de algum tipo de venda. Bill Gates não ficou bilionário porque desenvolveu o sistema operacional windows, aliás ele nem desenvolveu, comprou o projeto de jovens estudantes, seu grande trunfo foi justamente a escala de venda que conseguiu com seu sistema. Samuel Klein só se preocupou em produzir móveis depois que as Casas Bahia já era uma grande empresa comercial. A marca Coca Cola hoje vale mais do que toda sua estrutura física, isso porque seu nome representa uma grande capacidade de venda.
Se realmente analisarmos, perceberemos que a venda está em tudo, até mesmo naquilo que achamos que não tem nenhum relacionamento com ela, um médico por mais conhecimento técnico que possua se não vender sua imagem junto aos pacientes, ao dono do hospital e a comunidade jamais conseguirá sucesso profissional, um advogado precisa vender constantemente seus argumentos e sua postura junto a juizes e clientes, um professor precisa vender o conteúdo da disciplina que ministra a seus alunos, e os políticos, ah, esses precisam ser verdadeiros vendedores de geladeiras para esquimós, mesmo com processos por ações ilícitas correndo em suas costas muitos ainda conseguem se reeleger. Sem perceberem isso, muitos jovens ainda acreditam que nada substitui livros e computadores, não acham que a interação com as outras pessoas somado a uma boa dose de espirituosidade também faça parte do desenvolvimento pessoal. Quem também não conhece amigos ou parentes diplomados com uma boa bagagem teórica, onde, em muitos casos seu histórico escolar faria inveja a grandes gênios, no entanto não conseguem colocação no mercado de trabalho, isso também está relacionado a arte de vender. Aliás, eu nunca conheci uma empresa que contratou algum funcionário apenas pelo seu histórico escolar, mas já conheci várias que contrataram um funcionário depois de uma bela entrevista. Esse tema é tão importante que deveria se transformar em uma disciplina básica para o ensino fundamental e médio em nossas escolas, se assim fosse, provavelmente conheceríamos menos gênios desempregados. Segundo a Associação Brasileira dos Inventores de cada cem patentes registradas apenas duas se transformam em produtos comercializados, dessa forma acho que o problema do brasileiro não é criar, mas sim vender.
Lendo um texto em uma coluna de uma revista a um certo tempo atrás ouvi falar de um tal Buter, que na realidade nem sei quem é, esse sujeito disse uma coisa extremamente interessante que quero ressaltar aqui para fechar o texto, ele citou a seguinte frase: “ Qualquer tolo pode pintar um quadro, mas somente um gênio consegue vende-lo”.

Fonte:http://www.vencer.com.br/novo/artigoCompleto.php?id=145

O retorno da marca pessoal

Uma década atrás, lembro-me de dar gargalhadas sobre o livro Brand You 50, do Tom Peters, um dos primeiros de uma série de livros sobre como desenvolver uma “marca” pessoal. Arquivei este livro na caixa de “modismos” de management, algo que poderia funcionar nos EUA mas que jamais seria levado à sério no resto do mundo.Eu estava errada. E como.Hoje, entre os clientes a quem dou orientação executiva, sempre aparece algum pedindo para eu dar sugestões sobre como construir seu perfil e melhorar sua imagem (“marca”) pessoal no trabalho. Quase todos percebem que não é tão simples sentar, relaxar e esperar reconhecimento e promoções por um trabalho bem feito.Embora a maioria dos executivos reconheçam o poder da “marca” pessoal, algumas pessoas fazem isso melhor que outras. Confiança e cultura são os itens mais determinantes para quão longe as pessoas irão com suas “marcas” pessoais. Culturas mais individualistas, particularmente aquelas do mundo que fala inglês, lideram o caminho dos mais vergonhosos exemplos de desenvolvimento de “marca” pessoal. O pior de todos que eu conheci foi de um executivo canadense do segmento farmacêutico, atualmente atuando como capitalista de novos empreendimentos. Ele pediu a mim que escrevesse no lugar dele um romance baseado na sua carreira para promover sua pessoa e suas conquistas pelo mundo.Do extremo oposto da escala estão os executivos de culturas comunitárias, como aqueles da Ásia, Escandinávia e África, que se sentem genuinamente desconfortáveis quando lhes são dada atenção especial. Pode ser um grande esforço convencê-los que, num mundo globalizado, a visibilidade é importante para suas carreiras. Claro, as exceções notáveis a esta regra vêem da geração Xers da China – a geração dos filhos únicos batizados “Pequenos Imperadores” – que não têm dificuldade em se auto-promover.Então, para que a mudança? Por que é mais importante do que nunca desenvolver sua própria imagem, ou “marca”? Gosto das palavras de Seth Godin: “Muitos de nós são ensinados a fazer o melhor e depois deixar o mundo decidir como julgá-los. E agem dessa forma”. Mas além disso, algumas forças importantes emergiram na última década que tornam o conceito de “Brand You” crítico para o sucesso nos negócios e carreira. São eles:- Globalização: Integração internacional (através de forças econômicas, tecnológicas, sócio-culturais e políticas) que estão provando ser um mecanismo de balanceamento entre talento e oportunidade.- Mudanças organizacionais: A globalização e o aumento da competição pressionam por mudanças organizações e reestruturação que, por sua vez, aumentam a mobilidade, incerteza e a força da correnteza.

- Trabalhos orientados a projetos: tarefas orientadas para grupos são de curto-prazo e de mudanças rápidas, que podem rapidamente afetar suas reputações.- Gerenciamento da carreira: a responsabilidade de gerenciar carreiras passou do empregador para o empregado. Executivos de sucesso reconhecem que eles precisam ser “apropriadamente egoístas”, alocando sua lealdade para si próprios antes de fazer isso para a empresa.- Sociedade continuamente mais competitiva: em qualquer estilo de vida, tem sido cada mais importante aprender como se diferenciar na multidão, para obter melhores oportunidades.- A inexorável criação da “marca”: a construção da “marca” impregna por todas sociedades como forma de distinguir produtos, serviços e preferências pessoais. sites de relacionamento, como o LinkedIn, Facebook, e Bebo mostram como construir uma marca tornou-se um fato que claramente se moveu para o campo pessoal.Quais são suas reflexões sobre as forças que estão guiando o poder da marca pessoal? Há alguma lição que nós precisamos aprender sobre elas?

Fonte: Harvard Business Online
04/03/2008

Corkindale, Gill
Gill Corkindale é orientadora executiva (executive coach) e escritora estabelecida em Londres. Trabalha com gerentes e líderes do mundo inteiro e desenvolve estratégias de eficiência nos negócios e mudanças pessoais.

Onze formas de construir sua marca pessoal

Esta é a segunda parte da artigo sobre personal branding. Confira a primeira parte em O retorno da marca pessoal.Se, como argumentei na primeira parte, a marca pessoal é agora um pré-requisito para uma carreira de sucesso, o que ela precisa precisar oferecer?Sua marca pessoal precisa ser:- Convincente ao seu público- Autêntica- Consistente- ConhecidaEntão, o que você precisa fazer para isso ser realidade? Aqui vão algumas idéias, baseadas em minhas reflexões, em conjunto com o trabalho de Tom Peters e de outros que desenvolveram suas idéias ao longo da última década:Repense a forma como você enxerga sua imagem. Não se considere um empregado e sim um ativo que você possui. Esqueça o cargo que possui. Pergunte a você mesmo: O que eu faço que gera valor? Do que tenho mais orgulho?Reavalie sua lealdade. Aloque lealdade primeiramente a você mesmo. Depois, seja leal ao seu time, seu projeto, seus clientes e sua empresa.Seja autêntico. Seja honesto sobre quem você é – seus atributos e qualidades. Se você sabe quem é, pode promover uma marca pessoal honesta.Aprenda com as grandes marcas. Identifique o que faz você diferente da concorrência. O que você fez recentemente para fazer notado como diferenciado? Qual seria, na opinião de seus colegas e clientes, seu principal diferencial?Aumente sua visibilidade. Construa seu perfil internamente e externamente. Entre as formas de fazer isso existe a rede de contatos, participação em projetos de grande relevância, demonstração de habilidades em apresentações e workshops, redação de publicações internas ou externas, disponibilidade para participar de comitês ou painéis de discussão em conferências, etc.Seja consistente. Assegure-se que sua mensagem é consistente. Se for instável, minará seus esforços. Tudo o que você faz – e escolher não fazer – contribui para sua marca pessoal, desde sua forma de falar no telefone até a forma como se comporta em reuniões ou redige e-mails.
Equilibre conteúdo com estilo. Não esqueça que a forma como faz as coisas é tão importante quanto o que você faz. Você fala de forma sucinta? Concentra a atenção das pessoas? Olha para o lado?Crie e gerencie sua rede de marketing. Seus colegas, amigos, clientes e consumidores são importantes veículos de marketing de sua marca. O que é dito sobre você determinará o valor de sua marca.Aprenda a influenciar. Utilize seu poder pessoal, seu papel e sua rede de contato. Mas faça isso de forma sensata e inteligente ou não será considerado um líder confiável e de credibilidade.Obtenha feedback. Checar o valor de sua marca é fator crítico. Isto pode ser feito através de métodos formais como avaliação de 360 graus ou informalmente, pedindo às pessoas ao redor darem feedbacks verdadeiros e construtivos sobre suas performances. Outra forma de checar isso é participar de entrevistas de contratação, independentemente de desejar mudar de trabalho ou não, pois isso o ajudará a testar o valor de sua marca.Reavalie. Cheque sempre o que o motiva. Qual sua definição pessoal de sucesso? Escreva a você mesmo uma definição pessoal sobre porque você trabalha e cheque isso regularmente.Qual sua opinião? A marca pessoal é vital para seu sucesso no trabalho? O conceito é relevante apenas para os executivos dos EUA ou isso também é importante para gestores em mercados emergentes? Existe alguma desvantagem em fazer marketing de você mesmo dessa forma? Se há, o que você deve fazer sobre isso?

Fonte: Harvard Business Online

Corkindale, Gill
Gill Corkindale é orientadora executiva (executive coach) e escritora estabelecida em Londres. Trabalha com gerentes e líderes do mundo inteiro e desenvolve estratégias de eficiência nos negócios e mudanças pessoais.

Dalton Di Franco, acadêmico de Direito, cria GAONA, a agência de Comunicação e Marketing


O Estado de Rondônia agora tem a primeira agência especializada em Comunicação e Marketing. Chegou a Gaona Prime. "Não vamos cuidar de propaganda. Vamos cuidar das estratégias para a empresa que nos contratar. Hoje, qualquer organização, não importa seu tamanho, precisa agir de forma estratégia para superar a concorrência que a cada dia se agiganta. A propaganda será apenas uma das ferramentas que utilizaremos", afirmou Dalton Di Franco, administrador de empresas e pós-graduado pela UNIRON-UNINTES, com 30 anos de experiência na área de Comunicação no Estado de RondôniaNatural de Rondônia, Dalton Di Franco tem passagens pelos jornais O Combatente, O Parceleiro, O Guaporé, Alto Madeira, O Estadão, e pelas rádios Eldorado do Brasil, Caiari, Progresso e Cultura FM de Porto Velho, além de televisões como TV Nacional, TV Norte,l entre outras. Atualmente atua na Redetv Rondônia (canal 17) e jornal Diário da Amazônia, além de lecionar na UNIRON as disciplinas de Fundamento de Marketing, Pesquisa Mercadológica, Marketing de Varejo e Serviço, Marketing de Relacionamento e Desenvolvimento Corporativo I.Dalton Di Franco também experiência em produção e apresentação de programas em rádio e televisão. Seus dois programas apresentados pela Redetv (canal 17), Plantão de Polícia, que aborda tudo o que acontece no setor da segurança do Estado, e Sábado Total, sempre às 12h15, são sucessos incontestáveis. A audiência diária supera até mesmo a poderosa Globo.Na área política, Dalton Di Franco já foi vereador, no ano de 1988, com a segunda maior votação do pleito, e Deputado Estadual, em 1990, com a sexta maior votação dentre os parlamentares eleitos naquele ano. Atualmente ele é considerado como virtual candidato a prefeito de Porto Velho pelo PDT, além de inúmeros convite para sair vice de outras legendas.Dalton Di Franco é o exemplo de sucesso pelas estratégias utilizadas ao longo de sua carreira profissional. Atualmente está cursando Direito na UNIRON.