terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dalton Di Franco é exemplo de visão moderna de carreira profissional


A ideia do planejamento de carreira de longo prazo está superado. Em seu lugar, entrou um visão de ciclos de carreira curtos, que acabam cedo, mas projetam o profissional para o próximo ciclo. Não dá mais para pensar a carreira como uma só. Essa é a realidade do mercado atual, segundo o administrador de empresas Dalton Di Franco, que ao longo de 40 anos, tem atuado em diversas profissões e está se preparando para nova carreira: a de operador do Direito.

Dalton é radialista, jornalista, publicitário, consultor e conferencista de Marketing. Graduado em Administração e especialista em Medotologia do Ensino Superior está concluindo a graduação em Direito, com grande tendência de atuar na área criminal. Ele já pensa em fazer pelo menos duas pós, já nos próximos meses. “Sei que hoje antiguidade não é posto. Os profissionais não vendem mais para as empresas só o seu trabalho, mas seu portfólio de competências”, disse citando seu colega professor Antônio Del Maestro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo Dalton Di Franco que leciona disciplinas de Marketing na UNIRON, há quatro anos, por trás da transformação que ocorre hoje no mercado, há fatores como a evolução da tecnologia da informação, o enxugamento das empresas e a terceirização, que deixaram na mão do profissional a responsabilidade pela sua qualificação. “Quem não estuda perde para os jovens que estão chegando ao mercado de trabalho com garra total.

Se tivesse permanecido no primeiro emprego – varrendo redação de jornal quando tinha 10 anos – Dalton não teria subsistido às mudanças. Ao longo de 40 anos ele já foi vendedor de jornal, vendedor de banana, engraxate, lavador de carro, entre funções até que em 1978 ingressou de vez na comunicação, atuando em rádio, jornal impresso, televisão, publicidade e assessoria de imprensa. Tendo exercido ainda nesse período dois mandados eletivos: de vereador, em 1988, e deputado estadual, em 1990. Sucesso demais da conta para quem nasceu no Seringal Recreio, na região de Ariquemes, filho de uma família humilde.

Percebendo as necessidades de adquirir novos conhecimentos, Dalton Di Franco ingressou na faculdade. Fez Administração de Empresas com especialização em Marketing. Na sequencia fez pós-graduação e iniciou suas atividades na docência, lecionando aulas de Marketing, na UNIRON.

Há três anos, iniciou nova graduação: Direito. “Não posso ficar de braços cruzados. O mundo está girando velozmente em conseqüência das novas tecnologias, a dinâmica acelerada do mercado e a guerra pelos talentos, ocasionando grandes transformações. Preciso aproveitar as novas oportunidades de trabalho que estão surgindo”. Aposentar é assunto que ele não fala ainda. “Estou em plenas condições de trabalho”, diz o apresentador do programa de maior audiência da TV em Rondônia, o Plantão de Polícia, apresentado diariamente pela Redetv! Rondônia. Aliás, o sucesso é produto da reinvenção que Dalton busca todos os dias. “Prefiro ser copiado a ficar parado, caquético. Estou de olho no futuro”, conclui.

Uma observação: Dalton Di Franco, o criador de programas policiais no rádio e na TV em Rondônia, é hoje imitado descaradamente. Como diz o adágio popular: sempre imitado, mas nunca igualado.