domingo, 23 de março de 2008

Onze formas de construir sua marca pessoal

Esta é a segunda parte da artigo sobre personal branding. Confira a primeira parte em O retorno da marca pessoal.Se, como argumentei na primeira parte, a marca pessoal é agora um pré-requisito para uma carreira de sucesso, o que ela precisa precisar oferecer?Sua marca pessoal precisa ser:- Convincente ao seu público- Autêntica- Consistente- ConhecidaEntão, o que você precisa fazer para isso ser realidade? Aqui vão algumas idéias, baseadas em minhas reflexões, em conjunto com o trabalho de Tom Peters e de outros que desenvolveram suas idéias ao longo da última década:Repense a forma como você enxerga sua imagem. Não se considere um empregado e sim um ativo que você possui. Esqueça o cargo que possui. Pergunte a você mesmo: O que eu faço que gera valor? Do que tenho mais orgulho?Reavalie sua lealdade. Aloque lealdade primeiramente a você mesmo. Depois, seja leal ao seu time, seu projeto, seus clientes e sua empresa.Seja autêntico. Seja honesto sobre quem você é – seus atributos e qualidades. Se você sabe quem é, pode promover uma marca pessoal honesta.Aprenda com as grandes marcas. Identifique o que faz você diferente da concorrência. O que você fez recentemente para fazer notado como diferenciado? Qual seria, na opinião de seus colegas e clientes, seu principal diferencial?Aumente sua visibilidade. Construa seu perfil internamente e externamente. Entre as formas de fazer isso existe a rede de contatos, participação em projetos de grande relevância, demonstração de habilidades em apresentações e workshops, redação de publicações internas ou externas, disponibilidade para participar de comitês ou painéis de discussão em conferências, etc.Seja consistente. Assegure-se que sua mensagem é consistente. Se for instável, minará seus esforços. Tudo o que você faz – e escolher não fazer – contribui para sua marca pessoal, desde sua forma de falar no telefone até a forma como se comporta em reuniões ou redige e-mails.
Equilibre conteúdo com estilo. Não esqueça que a forma como faz as coisas é tão importante quanto o que você faz. Você fala de forma sucinta? Concentra a atenção das pessoas? Olha para o lado?Crie e gerencie sua rede de marketing. Seus colegas, amigos, clientes e consumidores são importantes veículos de marketing de sua marca. O que é dito sobre você determinará o valor de sua marca.Aprenda a influenciar. Utilize seu poder pessoal, seu papel e sua rede de contato. Mas faça isso de forma sensata e inteligente ou não será considerado um líder confiável e de credibilidade.Obtenha feedback. Checar o valor de sua marca é fator crítico. Isto pode ser feito através de métodos formais como avaliação de 360 graus ou informalmente, pedindo às pessoas ao redor darem feedbacks verdadeiros e construtivos sobre suas performances. Outra forma de checar isso é participar de entrevistas de contratação, independentemente de desejar mudar de trabalho ou não, pois isso o ajudará a testar o valor de sua marca.Reavalie. Cheque sempre o que o motiva. Qual sua definição pessoal de sucesso? Escreva a você mesmo uma definição pessoal sobre porque você trabalha e cheque isso regularmente.Qual sua opinião? A marca pessoal é vital para seu sucesso no trabalho? O conceito é relevante apenas para os executivos dos EUA ou isso também é importante para gestores em mercados emergentes? Existe alguma desvantagem em fazer marketing de você mesmo dessa forma? Se há, o que você deve fazer sobre isso?

Fonte: Harvard Business Online

Corkindale, Gill
Gill Corkindale é orientadora executiva (executive coach) e escritora estabelecida em Londres. Trabalha com gerentes e líderes do mundo inteiro e desenvolve estratégias de eficiência nos negócios e mudanças pessoais.

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